Eventos

<<  Dezembro 2017  >>
 S  T  Q  Q  S  S  D 
      1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Segunda - 11 de Dezembro de 2017
Artigo de aluno do Colégio Agrícola está entre os melhores do país
Cidades
Escrito por André Rossi   
Sex, 21 de Dezembro de 2012 12:21
OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Mateus Costa de Jesus, 17, mora em Tietê - SP e cursa ensino médio em Rio das Pedras. Seu artigo ficou entre os 38 melhores 
 
 
 
Um aluno da Etec Dr. José Coury, o Colégio Agrícola de Rio das Pedras (que faz parte da rede de ensino estadual Centro Paula Souza) realizou um grande feito no dia 12 de dezembro. Orientado pela professora de português Sandra Delagracia dos Santos, o aluno Mateus Costa de Jesus, 17, ficou entre os 38 melhores do país na Olimpíada de Língua Portuguesa na categoria Artigo de Opinião.
 
Mateus mora na cidade de Tietê - SP e cursa o 3º ano do Ensino Médio integrado com o curso Técnico de Agropecuária. Ele também faz o curso de Técnico Florestal na Etec. 
 
A Olimpíada desse ano foi dividida em quatro categorias: Crônica, Memória, Poema, e Artigo de Opinião. Cerca de três milhões de textos foram produzidos entre os quatro gêneros. “Eu escrevi o meu artigo (leia na íntegra aqui) a partir do sério problema de poluição do Rio Tietê. O cheiro atrapalha muito a Festa do Divino, que é realizada próxima ao Rio, e o Estado está querendo construir uma barragem no local que desabrigará uma pequena comunidade que vive lá. Ironicamente, o Estado acabou de instalar energia elétrica no local; ou seja, investiram um dinheiro que já será jogado no lixo”, analisa Mateus.
 
Os 125 melhores artigos do país (incluindo o do Mateus) foram selecionados para participar da semifinal da competição, cujo evento foi realizado na cidade de Belo Horizonte – MG no dia 29 de novembro. Na capital mineira, alunos e professores participaram (separadamente) de diversas oficinas. Fora isso, os semifinalistas tiveram que escrever um novo artigo sobre o tema “Inclusão Social do Jovem”.
 
“Eu acho que os organizadores pediram esse novo artigo para averiguar se realmente os alunos tinham domínio de linguagem para escrever os artigos que enviaram. Isso deve ter pesado na escolha dos finalistas”, acredita a professora Sandra. Nessa etapa, o artigo do Mateus recebeu as últimas correções e foi um dos selecionados entre os 38 finalistas.


“Um grande aprendizado”
 
Na etapa final da Olimpíada, realizada em Brasília - DF no dia 10 de dezembro, apenas cinco artigos foram selecionados. Dessa vez, o artigo de Mateus não foi escolhido. 
 
“Para nós é um privilégio ter um aluno entre os 38 melhores do país. Óbvio que sempre queremos o lugar mais alto, mas só dele ter conseguido chegar tão longe já é muito recompensador”, diz o diretor da ETEC José Antônio Soares Martins.
 
Para Mateus, o que fica é a sensação de dever cumprido. “Foi um grande aprendizado. Conheci lugares maravilhosos e pude ver a grande diversidade que é o Brasil. Estou muito feliz com toda essa experiência”, diz ele. 

 
Copyright © 2009 - 2017 - O RIO-PEDRENSE. Site desenvolvido por CM+P
Rua Massud Coury, 864, Bom Jesus, Rio das Pedras-SP - CEP: 13390-000 - Tel: (19) 3493-2156