Eventos

<<  Dezembro 2017  >>
 S  T  Q  Q  S  S  D 
      1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Terça - 12 de Dezembro de 2017
Ponto de vista
Semana Santa
Ponto de vista
Escrito por Administrator   
Seg, 13 de Abril de 2009 17:00
Estamos no período do ano chamado pelos cristãos de “Semana Santa”, quando se lembra o calvário e a morte de Jesus Cristo, época que mesmo os ateus deveriam encarar como especial.   Compartilhe ou não da crença de que Jesus foi o filho de Deus, enviado por Ele para dar início a um novo tempo entre os homens, quem se dedicar a ler o Evangelho certamente haverá de convir que Jesus Cristo foi o ser mais evoluído que passou pela Terra.
Leia mais...
 
Palpiteiro
Ponto de vista
Escrito por Administrator   
Sex, 27 de Março de 2009 20:10

Paixão
Estão dizendo que sou muito palmeirense na coluna. Não é só na coluna. Sou muito palmeirense em qualquer situação.

Leia mais...
 
Obrigado!
Ponto de vista
Escrito por Administrator   
Ter, 17 de Março de 2009 19:13
Este espaço deveria ser destinado ao comentário de assuntos mais densos e ditos importantes, como são os casos da matéria sobre a revisão da quantia a ser recebida pela Prefeitura de Rio das Pedras referente ao ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) arrecadado com o pedágio da SP-147 (Rodovia Deputado Laércio Corte).
Leia mais...
 
A alma de um novo jornal
Ponto de vista
Escrito por Administrator   
Qua, 04 de Março de 2009 14:26
Fazer jornalismo é muito mais que noticiar. A folha de papel traz, impressos, a cultura, a crença, os valores de um ovo. Passa muito longe do repórter a responsabilidade por criar regras, criticar ou reprimir. Nem é proposta básica da profissão fazer denúncias. Temos, sim, a obrigação de difundir, entre todos os leitores, informações sobre o que dá certo, o que precisa ser admirado, aplaudido e tomado como inspiração. Jornais como O Rio-Pedrense, que hoje chega às mãos do leitor, têm o humilde compromisso de fazer parte da comunidade. De compartilhar seus dramas e oferecer ajuda para resolvê-los.
Leia mais...
 
Momento histórico
Ponto de vista
Escrito por Administrator   
Qua, 04 de Março de 2009 12:29

A notícia de que a Rio das Pedras terá três condomínios fechados lançados em 2009 – com a possibilidade de um quarto ser aprovado - é digna de ser analisada com atenção. Ao que tudo indica, trata-se de um novo divisor de águas na história riopedrense, assim como ocorreu com o lançamento do  jardim Bom Jesus, 52 anos atrás. Até então Rio das Pedras tinha duas ruas: a de baixo (Prudente de Moraes) e a de cima (Doutor Mário Tavares).

O que se assistiu nos anos seguinte foi uma expansão digna do slogan do ex-presidente JK crescer 50 anos em 5). Fotos aéreas de 1956 e 1958 revelam que a área urbanizada mais que dobrou nesse biênio. O crescimento em velocidade meteórica para um pequeno vilarejo como era a Rio das  Pedras da época não se explica pela simples oportunidade criada pela família Coury ao decidir lotear parte da antiga fazenda Nova Java.

Outro empreendimento encabeçado pelos Coury, a recéminaugurada Usina Bom Jesus, começava a mudar o perfil econômico local. Uma análise histórica
da economia da cidade talvez comprove a tese de que a Bom Jesus possibilitou renda suficiente aos trabalhadores para que começassem a sonhar em ter sua casa própria. O fenômeno atual reserva semelhanças com o da década de 50.

Novamente as razões econômicas aparecem como pano de fundo. A Painco faria as vezes a Bom Jesus na contemporaneidade? Em parte. Dessa vez o
bom momento é regional. Além o que a prefeitura trabalha com a hipótese de a cidade se transformar em um pólo metalúrgico a partir da duplicação da Rodovia do Açúcar Comendador Mario Dedini (SP-308).

As facilidades da modernidade são outras e a relação distância/tempo também. Dependendo de onde pessoa trabalhe em Piracicaba, fica mais fácil morar
por aqui. É melhor rodar 15 km em uma estrada do que 5 Km em uma avenida semaforizada, principalmente sabendo que volta do trabalho para um cubículo.

A energia combustível é “de graça” na terra do etanol. Ambos os trabalhadores da comparação acima gastarão algo em torno de R$ 1 para ir ao trabalho, com todo o conforto do seu veículo particular. O custo-benefício é vantajoso em Rio das Pedras.Pelo valor de um terreno de 125 metros quadrados na periferia de Piracicaba, compra-se “um campo de futebol” (na definição bem-humorada do secretário de Obras Sérgio Angeleli), com, no
mínimo, 300 metros quadrados ou mais em Rio das Pedras. E em condomínio fechado.

É importante salientar, no entanto, que os condomínios são obstáculos urbanos e representam impactos socioeconômicos e ambientais nem sempre positivos. O Rio-pedrense estará atento a isso.

 
«InícioAnterior41424344454647PróximoFim»

Página 47 de 47
Copyright © 2009 - 2017 - O RIO-PEDRENSE. Site desenvolvido por CM+P
Rua Massud Coury, 864, Bom Jesus, Rio das Pedras-SP - CEP: 13390-000 - Tel: (19) 3493-2156